quarta-feira, 31 de outubro de 2012

"Minha experiência com a leitura" - Edgar Mazza

Li alguns dos depoimentos aqui e ouvi calmamente os daqueles que nos foi sugerido pela tutora. Minha experiência de leitura é mais parecida com as das colegas Maria Cristina Lopes e Daiane dos Santos de Menezes. Também não me lembro bem de meus primeiros livros paradidáticos e o contato que tinha com livros era mais através dos didáticos com os quais eu estudava. Minha mãe sempre leu bastante mas só comprou livros paradidáticos quando eu e minha irmã já estávamos mais adolescentes.

Meu prazer pela leitura mesmo, foi iniciado com as aulas de História, nas quais minha professora – dona Eliane, que apesar de ser muito rígida, lia frequentemente para a classe histórias sobre Atenas, Grécia, povos antigos, lutas, batalhas, conquistas. Estas leituras eram feitas de uma forma que eu acabava me encantando e descobrindo naquela voz, mundos que eram tão inacessíveis para mim, mas que, através da leitura dela, eu me aproximava deles mesmo que de uma forma absolutamente particular e imatura, porém, eu conseguia entrar naquilo, enxergar aquilo e sonhar um pouco com aquilo. A partir de então, passei a perceber que com a leitura eu poderia ir onde quisesse viver em mundos que eu escolhesse e daí então, eu nunca mais parei. Com o passar do tempo, eu fui percebendo também que quanto mais eu lia, eu mais escrevia, eu melhor escrevia, eu melhor entendia o que lia. É esta a ideia que eu gostaria que meus alunos tivessem sobre a leitura. Esta é a conclusão a qual eu gostaria que eles chegassem sobre o ato de ler, a importância do ato de ler para a formação do intelecto, do caráter e da cidadania.
Edgar Mazza

Edgar Mazza ( perfil - cursista)




Edgar Mazza, professor da rede estadual do estado de São Paulo desde 1982, atuando em duas escolas – uma estadual e a outra uma escola municipalizada. Cursei Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Bebedouro e durante toda a minha carreira profissional me dediquei ao ensino de Língua Inglesa.

Gosto de ler, gosto muito de músicas e sou um apaixonado por cinema, hobby este que já me deu o prazer de ver muitas coisas espetaculares das quais eu citaria aqui: Cinema Paradiso, Passagem para a Índia, As Pontos de Madison, Carmem, Querele, a Festa de Babete e obras primas do cinema brasileiro como Xica da Silva e Casa de Areia, Álbum de Família dentre outros.

Apesar de pouquíssimo tempo que me resta livre, em função das escolas, ainda acabo encontrando um tempo para o aquarismo, um “hobby“ que me faz esquecer alguns (vários) momentos desagradáveis que acabo tendo em sala de aula. É nele, e dentre os meus 18 aquários (rsrs) que me refugio para reorganizar minhas energias.

Quando aparece uma oportunidade como esta de estudar um pouco, procuro fazê-lo também, para atualizar-me e tentar melhorar um pouco a minha postura profissional.

 

 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Apresentando os cursista do grupo 1

O GRUPO  1  é composto pelos cursistas:

SANDRA APARECIDA FERREIRA TETE














 
SANDRA MARIA CARDOSO

MARIA ELENA RAMOS REIS
( não tem perfil e nem foto)

ROSILENE MARIA DO NASCIMENTO














EDGAR MAZZA

ESTE BLOG FAZ PARTE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DE EDUCADORES

O blog faz parte de um programa de formação a distância de educadores, Leitura e Escrita em Contexto Digital.

 As atividades de aprendizagem serão postadas no blog o que constituirá o nosso  portfólio digital. 

 

 

Frase de Paulo Freire

 
“Ninguém começa a ser professor numa certa terça-feira às 4 horas da tarde... Ninguém nasce professor ou marcado para ser professor. A gente se forma como educador permanentemente na prática e na reflexão sobre a prática”