sábado, 17 de novembro de 2012

A importância da leitura eu aprendi apenas depois de adulta


Eu aprendi a ler na escola, com a Cartilha Caminho Suave. Confesso que não tive dificuldades para aprender a ler e a escrever, mas nunca gostei de ler. A professora passava uns livros para leitura, depois tinha que fazer fichamento, resumo , etc. Achava isto tudo um horror. Lia para fazer as atividades proposta pelos professores e fazer as provas.

Minha família humilde meu pai cursou até a 4ª série a minha mãe fez dois meses de aula na roça lá em Caruaru Pernambuco, mas ela é alfabetizada, lê com fluência e interpreta, aprendeu a ler para ler a Bíblia. O acesso aos livros em casa era enciclopédia e dicionários.
              Depois de adulta, comecei a me interessar mais pela leitura, a ler revista semanais como a Veja, Isto é, jornais aos domingos. Lia somente o que me interessava. Confesso que nunca li uma revista inteira.

A vida me fez descobrir a importância de ser uma leitora, a leitura traz o conhecimento e este a criticidade para o exercício de uma vida cidadã.

Procurei propiciar ao meu filho um educação com qualidade e ensinei a ser um leitor, sempre levando-o a bancas de jornais para que escolhesse revista ou gibis, sempre o presenteei com livros , hoje vejo com orgulho um jovem de 18 anos entrar na internet e comprar livros.

Como professora de matemática procuro despertar nos meus alunos o prazer da leitura, ressalto a sobre a importância de ler. Reconheço o papel da escola na formação de bons leitores é fundamental e determinante e sendo o professor um exemplo, porém procuro assegurar oportunidades de leitura sem vínculos de provas sendo um processo de conhecimento e prazer.

Quando saio para uma consulta médica, levo sempre um livro ou uma revista, pois lendo não vemos nem a hora passar. Brinco as vezes com os meus alunos se estiver aguardando e não tiver nada pra ler, leio até bula de remédios.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário