terça-feira, 20 de novembro de 2012

Relato colaborativo, proposto como atividade de encerramento do nosso curso que se dará no dia 20-11-2012.

 RELATO  Colaborativo

Edgar Mazza, Rosilene, Sandra  e Sandra

Texto colaborativo,  proposto  como atividade de encerramento do nosso curso que se dará no dia 20-11-2012.

Nós professores, sabemos que o ensino é na ênfase centrado no aluno aprender e não mais no professor ensinar; nos remete a reflexões constantes sobre a nossa prática que nos faz reconhecer que precisamos sempre estar nos atualizando na busca pelo conhecimento e habilidades com a finalidade de promover mudanças para um novo planejar, fazer , revisar e compartilhar que gera uma reflexão sobre as nossas práticas profissionais.

 Nós professores  estamos sempre a procura de novas maneiras para ensinar, de um modo mais eficiente,  e  na reflexão deste curso  chegamos a conclusão que nada sabemos, precisamos investir  para se ter o domínio das novas tecnologias  e conscientes que este curso gerou mudanças para o aprender a aprender.

Nós  nos escrevemos neste curso e  o achamos  bastante produtivo, conciliar “Leitura/Escrita e Mundo Digital”   isto nos proporcionou várias mudanças, reconhecendo que várias mudanças também vão acontecendo nas salas de aulas, na forma de aprender de nossos alunos e principalmente, nas relações Professor/Aluno, e talvez este último seja o maior motivo para que continuemos estudando e acompanhando tais mudanças ou acabaremos desesperados achando que “a educação está completamente perdida”.

A era das tecnologias é uma realidade atual e há motivos para querer mudar isto.  Aprendemos muito com os textos sugeridos aqui, com as reflexões propostas pela tutora e também com a opinião de meus colegas de trabalho que,  perceberam o quão necessário se faz que o professor continue estudando,atualizando-se e refletindo sobre sua postura como profissional.

Ser professor é estar em constante busca: busca pelo novo, por aquilo que nos causa medo e fascínio. A cada curso feito, a cada atividade postada e principalmente, a cada dúvida compartilhada, o que era novo torna-se uma agradável descoberta e assim vamos trilhando nosso caminho, aprendendo sempre....

Como professor sabemos que são mediadores do conhecimento, para que o aprendizado aconteça temos que proporcionar oportunidades para que os alunos desenvolvam habilidades e construam o seu próprio conhecimento e que se conscientizam que  aprender é um processo contínuo. Terminamos o nosso texto com uma frase abaixo de João Guimarães Rosa Grande Sertão: Veredas

Mire, veja: o mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que eles vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso me alegra, montão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário